Brasília tem sede

Há cinco dias abancada à entrada da 308 Sul, vi a cidade passar por aqui. Alunos de jornalismo da UnB, guias de turismo, uma professora da escola-parque, um índio, uma israelense, uma francesa, uma paraense, vários nordestinos, antigos moradores da quadra, estudantes da escola-classe, pequenos leitores de gibi (!!!), amigos jornalistas e jornalistas amigos. E Lucio, o joão-de-barro. Oscar anda sumido.

Com tamanha recepção, tinha tudo pra botar banca, mas entendi que há uma Brasília querendo ficar junto. Muitas Brasílias estrepitando ideias, inventando modos de significar e resignificar  a cidade, seguindo as pegadas de Lucio e Oscar, de Athos e Burle Marx, e de todos quantos fizeram desta uma espécie única de cidade.

Brasílias, porém, isoladas, que estão tentando – e não poucas vezes têm conseguido – se encontrar. Da 308 Sul, ouço dois estudantes de jornalismo procurando uma saída para a angústia de terem escolhido uma profissão em agonia. Ouço uma brasiliense cantar doces músicas infantis com letras que descrevem o Plano Piloto.

Da 308 Sul, vejo as crianças pulando na piscina da escola-parque e os skatistas descendo a quadra – só vão parar na 108. Os vovôs do skate brasiliense desceram pelo asfalto em frente à banca até lá embaixo.

Cedinho, antes das sete, a igrejinha já está lotada – cadeiras do lado de fora – para a primeira missa do dia. Quando dá fome e sobra tempo como uma fatia de pizza Dom Bosco e um copo pequeno, americano, de mate gelado. (“Não aceitamos cartões”).

Brasília tem sede e não é só de chuva.

Anúncios

Um comentário sobre “Brasília tem sede

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s