Três gerações e uma banca

Quando Val e Márcio chegaram à Banca da 308, trouxeram no colo um bebê de três meses, a caçula Mariana. Para atender os clientes, improvisavam um berço de colchas num canto da pequena construção de alvenaria. No fim dos anos 1990,  jornais e revistas de papel eram o pão quente diário da informação.

O pai de Val, o cearense Gerardo Alves Vasconcelos, é de uma família de jornaleiros.  Boa parte das bancas do Plano Piloto já esteve sob o domínio dos Vasconcelos e até hoje pelo menos meia dúzia deles estão em atividade.

Seu Gerardo demorou a se abancar na entrada de uma SQ. Antes disso, ajudou a construir o Itamaraty, teve bar no Cruzeiro, foi caminhoneiro até que um dia, já cinquentão, se cansou da peleja bruta e decidiu aquietar os ossos numa banca de revista, onde o trabalho parecia menos cansativo.

Deu o caminhão e recebeu um troco de 300 mil cruzeiros pela banca. Durante 17 anos,  habitou o quadradinho à entrada da 308, desde manhãzinha até o escurecer. Pouco antes de completar 70 anos, passou o negócio para a filha e o genro.

Márcio e Val criaram os filhos Guilherme e Mariana entre os blocos A e D da 308, debaixo de um flamboyant, na esquina da calçada larga, de bloquetes de cimento, diante de um orelhão que até hoje resiste à imposição devoradora do celular. O bebê de três meses já está com 17 anos.

A família Vasconcelos está deixando a 308 Sul neste fim de semana.  Se eu, que os conheci há menos de um mês, sentirei saudades, que dirá os moradores.  A maior preocupação de Márcio, o marido de Val, era saber se eu continuaria a entregar as revistas e os jornais aos velhos clientes – há deles que já chegaram aos 90 anos. Seu Lima, do Bloco A, está com 101.

É ou não é uma unidade de vizinhança?

Mariana, Gerardo e Val / foto: cristina ávila

Anúncios

4 comentários sobre “Três gerações e uma banca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s